14 BIS (Atualização)
-
Criado em 1979 em Minas Gerais, o 14 Bis (integrado por Flávio Venturini, teclado, violão e voz; Cláudio Venturini, guitarra; Vermelho, teclados; Sérgio Magrão, baixo; e Hely, bateria), resultou da fusão de integrantes das bandas O Terço e Bendegó. Flávio Venturini e Vermelho também faziam parte do Clube da Esquina, grupo de músicos mineiros que incluía Milton Nascimento e Beto Guedes.
O grupo fez sucesso na década de 80, quando lançou "Todo Azul do Mar" (F. Venturini), "Canção da América" (M. Nascimento/ F. Brant), "Espanhola" (F. Venturini/ G. Guarabyra). Flávio Venturini partiu para a carreira solo em 1987, mas o grupo continua em atividade com Hely Rodrigues em seu lugar. O CD "Bis Acústico", lançado em 1998, conta com a participação de diversos artistas.
Em 2000, a banda lança um álbum gravado ao vivo que marcou o encontro com o Boca Livre, um grande sucesso de público e crítica. São 13 faixas com toda a rica experiência musical dos dois grupos, incluindo os destaques "Canção da América", "Sonhando o Futuro" e "Quem Tem a Viola".
Gravado entre março e novembro de 2003, pela Indie Records, depois é a vez de “Outros Planos”, lançado com músicas inéditas do 14 Bis e mais duas regravações. O disco contou com a produção musical de Cláudio Venturini e Sérgio Vasconcellos e mescla a sonoridade instrumental e vocal característica da banda a teclados, sintetizadores, processadores e samplers.
ÁLBUNS DISPONÍVEIS
Upload, revisão das tags e nivelamento do volume: Ademar
Agradecimentos ao Adriano Durão pelos álbuns que faltavam