quarta-feira, 16 de maio de 2007

NEW ORDER

Final do Joy Division. O som era alternativo, diferente, sombrio, meio triste. A banda terminou pois o vocalista, Ian Curtis, enforcou-se em sua casa após uma briga com a esposa. Isso foi em 18 de maio de 1980. Bernard Sumner, Peter Hook, e Stephen Morris, os outros integrantes do Joy Division, formaram o New Order.

Gillian Gilbert juntou-se à banda. Ficou decidido que Bernard faria os vocais e escreveria as letras. Foi com o single Blue Monday que a banda estourou nos clubes noturnos, ganhando uma identidade própria, que a separou da imagem do Joy Division.

A banda contava com sequenciadores e samplers, além do estilo que herdou do Joy. Com isso ganharam as danceterias, criando um novo som para elas. Movement, lançado em 1981 foi o primeiro LP. Power, Corruption and Lies veio em 83 e Low Life, com a música The Perfect Kiss, em 85. Em 86 saiu Brotherhood, onde pode-se ouvir Bizarre Love Triangle.

Várias músicas foram lançdas em singles, e não incluídas nos álbuns, de modo que em 1987 foi lançado o álbum duplo Substance com esse material. Esse álbum trouxe ao New Order o reconhecimento que eles mereciam. O sucesso foi mundial (em 89 eles vieram ao Brasil).

Dizem que o reconhecimento não veio antes porque a banda não se promoveu o suficiente. Eles não colocavam suas fotos nas capas dos LP's, muitas vezes nem seus nomes constavam nos discos. Alguns consideravam Peter Saville, o designer gráfico que fazia as capas dos discos, como o quinto integrante da banda !!! O fato de estarem no Factory Communications, um selo independente, talvez não os tenha ajudado.

Em 1990, apesar do lançamento do single World in Motion, a banda aparentemente acabou, seus integrantes estavam com projetos solo. Bernard Sumner formou o Electronic com o ex-guitarrista do Smiths, Johnny Marr. Peter Hook formou o Revenge. Sobraram Stephen Morris e Gillian Gilbert, que haviam se casado.

Em 1992 resolveram voltar para gravar outro álbum, mas a gravadora havia falido e fechado. Assinaram um contrato com a London Records em abril de 1993 e lançaram Republic. No ano seguinte lançaram uma coletânea, (the best of) New Order e um ano mais tarde outra coletânea, (the rest of) New Order.

A partir daí, os integrantes dedicaram-se a outros projetos: Bernard Sumner com o Electronic e Peter Hook lançou sua nova banda, Monaco. O New Order ainda se reuniu para alguns shows no segundo semestre de 98 e no início de 99.

O novo trabalho no grupo, “Get Ready”, porém, foi lançado somente em 2001. Considerado o mais Rock de toda a sua trajetória, talvez por causa das participações especiais de Billy Corgan (ex-Smashing Pumpkins) e Bobby Gillespie (Primal Scream), o álbum foi muito bem recebido pelos fãs. Os grandes destaques são “Crystal”, “Close Range” e a balada “Run Wild”.

ÁLBUNS DISPONÍVEIS

By Dhema